top of page

Força na peruca

Nenhum outro sintoma é tão associado à quimioterapia quanto a queda de cabelo. Muitas vezes, é o que mais preocupa os pacientes, tanto mulheres como homens, causando aflição e receio ao tratamento.

 

Mas você já se perguntou por que ocorre a queda de cabelo com a quimioterapia? Primeiro, o procedimento visa, através da administração de drogas, impedir a reprodução de partículas cancerígenas. Esses medicamentos, por sua vez, atuam no corpo matando essas células e impedindo que elas se multipliquem rapidamente, tanto as células cancerosas, quanto as células do bulbo capilar, que formam e seguram o fio de cabelo, fazendo-o com que ele seja rompido na saída do couro cabeludo.

 

Para a psicóloga Natália Barros Maia, é importante que a autoestima de um portador seja trabalhada e estimulada para que a vaidade não fique de lado. “Uma boa autoestima significa um bom humor e, consequentemente, um bom enfrentamento da doença”, explica. A psicoterapeuta afirma ainda que, “não existe um dado científico comprovando que elas se recuperam mais rápido, mas quem usa peruca consegue encarar a doença melhor, pois se dedica a manter a imagem que tinham antes”. Porém, esclarece que isso varia de pessoa pra pessoa, e depende do psicológico de cada um.

 

Perder o cabelo faz parte do tratamento e mexe, sem dúvida alguma, com a autoestima do paciente. Nesse contexto, a peruca torna-se sua melhor aliada. Porém, o preço delas tende a ser um tanto caro, cada peruca custa, em média, 1.500,00.

 

Em Fortaleza, o salão de cabeleireiro de perucas e extensões capilares, Neuma Perucas, recebe muita procura de clientes que, em sua maioria, são portadores de câncer. O salão elabora perucas naturais, de diversos tamanhos e tons, e garante o uso de materiais antialérgicos em cada produção. Clientes que estão passando por tratamento recebem desconto na compra.

 

Para a dona do estabelecimento, uma simples peruca pode se tornar um grande diferencial na vida de um portador, atribuindo confiança e até ajudando a tornar a recuperação mais fácil e menos dolorosa. Em sua rede social, a empreendedora conta que eles dão dicas para manter a aparência habitual e seguir com suas rotinas diárias.

 

Em São Paulo, o salão de beleza Andrea Lopes Cabelos está há mais de dezoito anos no mercado e se tornou parceiro fundamental de um projeto envolvente, o Cabelegria, que tem o objetivo de doar perucas àqueles que não possuem recursos o suficiente para comprá-las.

 

 

O salão faz a confecção das perucas e fornece as toucas. Segundo a proprietária, Andrea Lopes, o custo de cada confecção sai duzentos reais e cada touca custa vinte reais. “Nós recebemos agora duzentas touquinhas de doação, então qualquer ajuda é sempre bem-vinda”, declara. E completa, “o objetivo maior é ameninzar o sofrimento deles”.

 

 

Leia mais:

A peruca na história

Veja o processo de fabricação de uma peruca:

Thaís Praciano

© 2023 por OTÁVIO LIMA. Orgulhosamente criado com Wix.com.

  • facebook-square
  • Twitter Square
bottom of page